• Giovanna Rubin

Entendendo a Contaminação Cruzada



Ultimamente, o termo Contaminação Cruzada está em alta. Mas você sabe o que ele significa? A contaminação cruzada é o processo de transferência de #organismos #biológicos em alimentos, materiais e superfícies de produção.

Existem dois tipos de contaminação cruzada: a direta e a indireta. A contaminação direta ocorre quando, por exemplo, um alimento contaminado tem contato com outro alimento não contaminado. A contaminação indireta está relacionada quando existe a transferência de contaminantes a partir de utensílios, embalagens e até mesmo luvas usadas na manipulação do alimento.


A tecnologia #Nanox age contra a contaminação cruzada, nossa especialista em embalagens Rita dos Santos já comentou sobre o assunto: “As embalagens com a nossa aplicação também combate a #contaminação #cruzada, e isso é um fator de extrema importância para as #embalagens e utilidades industriais/superfícies que estão envolvidas com os processos de alimentos.”

Ao redor do mundo, houveram casos notáveis de contaminação cruzada no ramo alimentício. Trouxemos alguns deles:

  1. Em 2013, 63 pessoas passaram mal após comerem em um restaurante localizado na Dinamarca. O restaurante, que já havia sido nomeado “O melhor restaurante do mundo” por três anos consecutivos pela Restaurant Magazine, apresentou falhas de higiene e falhas nos processos alimentícios.

  2. Em 2011, no Estado de São Paulo, chefs de dois grandes hotéis foram detidos pela polícia acusados de falhas na higiene na cozinha. Mais de cem quilos de alimentos foram apreendidos por estarem fora do prazo de validade, alguns haviam vencido em 2008, ou seja três anos antes da descoberta.

  3. Em 1973, houve um caso de contaminação por Salmonella em massa na Região Centro-Oeste dos Estados Unidos. O caso ocorreu durante um piquenique coletivo, onde ao cozinhar vários frangos em uma mesma panela, um dos frangos, que estava contaminado, acabou por contaminar os outros.

Lembre-se de que o primeiro passo para evitar a contaminação cruzada é a higiene, tanto pessoal quanto dos utensílios usados. O controle #microbiológico com as tecnologias confiáveis é de suma importância para uma maior segurança para o consumidor.


A tecnologia Nanox protege daquilo que os olhos não enxergam.


MAIS NOVIDADES?!

Fique por dentro! Receba conteúdos e outras notícias sobre a Nanox em primeira mão.

005_contact-us.png

 FALE CONOSCO