• damonile

Contaminação biológica: Como acontece e onde está presente?


Contaminação Biológica

A contaminação biológica é uma realidade muitas vezes provocada por aquilo que não podemos ver. Como, então, podemos entendê-la, bem como combatê-la?


Atualmente, com a quantidade de informações que se têm disponível, fica cada vez mais fácil entender que a realidade, muitas vezes, está além dos nossos olhos.


Seja quando pensamos na dimensão espacial do universo, ou nos seres microscópicos desconhecidos que habitam nosso planeta, sabemos que não sabemos de tudo.


A contaminação biológica sempre causou impacto, provocando mudanças no funcionamento de ecossistemas. Apesar disso, hoje podemos compreender como isso impacta nossas vidas.


O que é contaminação biológica?


A contaminação biológica diz respeito a contaminação que é promovida por organismos vivos, sejam eles animais maiores como ratos e baratas ou, principalmente, patógenos microscópicos.


Também chamada de poluição biológica, o fenômeno nomeia o processo de incorporação e adaptação de alguma espécie em ecossistemas que não são de sua natureza. A presença desses organismos se naturaliza, causando mudanças nos processos ecológicos.


Mas como isso afeta nossa vida?


Onde podemos ver a contaminação biológica?


Por mais que não vejamos esses agentes contaminantes, na maioria dos casos de contaminação biológica, podemos perceber alguns resultados dela no nosso dia a dia. E por mais comum que seja, ainda assim oferece riscos à saúde humana.


Contaminação biológica de alimentos:


Segurança alimentar é uma questão muito importante que preocupa a todos.


Os alimentos estão constantemente suscetíveis à contaminação biológica, seja por contato direto com outros alimentos infectados, ou de forma indireta, através do contato com superfícies, embalagens ou utensílios contaminados.


Muitas doenças são causadas dessa forma por microorganismos nocivos à vida humana. Como por exemplo, uma bactéria contaminante bastante comum é a Staphylococcus aureus, conheça esse e outros termos comuns sobre controle microbiológico clicando aqui.


Não apenas oferecendo riscos à saúde, a contaminação biológica de alimentos em escala industrial representa um grande desafio para o setor alimentício.


Contaminação biológica em espaços públicos:


Pudemos perceber de forma bem clara como a pandemia afetou a circulação em espaços públicos com o risco de um novo vírus.


Isso foi uma preocupação impulsionada pela pandemia, mas de um problema que sempre existiu.


Patógenos microbiológicos com potencial infeccioso estão presentes em todos os lugares, mais ainda em lugares de ampla circulação, onde pessoas atuam como transporte público de vírus e bactérias.


Nesses lugares, seja em um contexto de pandemia ou não, os cuidados com higiene devem ser redobrados com a constante higienização das mãos, por exemplo.


A ciência, somada com o investimento em pesquisa, tem contribuído para desenvolver tecnologias que contribuem com a segurança microbiológica de locais públicos.Saiba como a ciência e tecnologia conseguem deixar ambientes completos mais protegidos!


Como se preservar?


A preocupação com contaminações biológicas deve direcionar a atenção das pessoas para os cuidados com a higiene. Atualmente considera-se comum o uso por parte do público de máscaras, luvas, cosméticos e a quantidade de informação a respeito de higienização é muito maior e mais consumida.


Realidade que antes era mais particular de ambientes que requerem atenção com esse assunto como, por exemplo, hospitais, indústrias alimentícias e indústrias químicas.


Aliás, a pandêmia impulsionou essa preocupação com controle microbiológico em companhias que atuam nesses e em mercados secundários . Essa circunstância mudou os parâmetros de qualidade para o mercado.


Cada vez mais, empresas dos mais diversos segmentos têm se mobilizado para implementar soluções em busca de um melhor controle microbiológico em seus produtos.


É claro que a ideia é não desenvolver um tipo de germofobia, afinal, existem diversas espécies de microorganismos que são essenciais para a vida no planeta, bem como, para nossa saúde.


Contudo, é importante estar ciente da crescente preocupação das pessoas para com microorganismos nocivos e a tendência do mercado em inovar nesse sentido.


Com esse movimento, que tem como base a ciência, sendo estimulado de uma forma lúcida e com atenção às fake news, é possível promover às pessoas e às empresas um novo conceito de cuidados e diversos produtos que contribuem na redução dos riscos da contaminação biológica.



MAIS NOVIDADES?!

Fique por dentro! Receba conteúdos e outras notícias sobre a Nanox em primeira mão.

005_contact-us.png

 FALE CONOSCO